Blog

Home  /  Blog

Fortalecendo sua Marca Pessoal no Processo de Transição de Carreira

8 Maio, 2018

Na sua última visita ao supermercado, você parou para observar a quantidade de produtos que são ofertados para cada categoria? Com quantas marcas de alimentos e bebidas você se deparou? Na complexidade da esfera profissional o cenário também envolve a necessidade dos profissionais serem escolhidos em meio a tantos atributos interessantes. Mais do que idiomas, formação acadêmica e experiência internacional, saiba comunicar o seu valor. Como se diferenciar nesse cenário tão competitivo? Basta saber aonde você quer chegar e o diferencial daquilo que você tem a oferecer para cada contexto diferente.  

Qual a imagem que você deseja expressar para o mundo neste exato momento? Quais as características pelas quais quer ser lembrado? Será que são as mesmas de 5 anos atrás? Estamos constantemente mudando os planos de vida e carreira, nossas prioridades mudam a cada instante. Vivemos em um mundo no qual existe complexidade e variedade de escolhas infinitas. Por um lado isso é muito positivo e, por outro, pode dificultar o nosso foco e sucesso na comunicação da nossa marca pessoal.

No período de transição de carreira, é muito importante estar atento para quais sinais estão sendo transmitidos. Será que a imagem que você está transmitindo é coerente com seus objetivos profissionais? O que pode atrair a atenção de um contato estratégico em uma empresa alvo?

Lembre-se que a marca pessoal é a sua essência. É a maneira como os outros enxergam você através de suas ações, suas experiências e suas conexões. É construída a partir de valores, competências, habilidades, atitudes e comportamentos. Cargos e empresas são temporários, diferente da reputação e credibilidade da sua marca. Quem nunca se questionou se é possível ser ao mesmo tempo um bom cardiologista e fumante?

Busque estar próximo do maior número possível de pessoas e profissionais que tenham necessidade daquilo que você tem a oferecer ao mercado (sua promessa de marca). Quanto maior e mais qualificada sua rede de contatos, maior a possibilidade de ser visível, a rede multiplica sinais e consolida a confiança na sua marca pessoal.

Se nos portarmos como todos os outros, veremos as mesmas coisas, chegaremos às mesmas ideias e desenvolveremos produtos ou serviços idênticos. Seu valor está na diferença. Descubra o que lhe dá prazer, o que faz de melhor e que tem valor no mercado. Busque a excelência. Tenha paixão pelo que faz e possa se orgulhar hoje e no futuro. Com certeza a percepção de valor da sua marca no mercado será mais forte.

Cláudia Fernanda Rodriguez Weinberg tem atuação em Aconselhamento (Counseling), Transição de Carreira (Outplacement) e Projetos em Desenvolvimento de Carreira. Atualmente é Consultora da Career Center. Bacharel, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Especialização em Orientação Profissional pelo Departamento de Psicologia do Trabalho, também pela Universidade de São Paulo. Formação em Personal and Executive Coach – Integrated Coaching Institute. Certified Consultant – Barrett Values Centre.

Bibliografia de apoio: Bender, Arthur (2009) Personal Branding – Construindo sua Marca Pessoal. São Paulo: Integrare Editora.