Que networking é a melhor forma de manter-se vivo no mercado e também encontrar oportunidades de negócios e trabalho, todo mundo sabe.

O que a maioria não sabe é que networking requer planejamento e foco para poder acontecer da melhor forma e, assim reverter seus benefícios de forma positiva.

O artigo muito bem ilustra a necessidade de três passos para se obter sucesso em um encontro de networking, mesmo que a concorrência seja alta. Especificamente estamos falando quando o networking tem que se dar em lugares muito movimentados e cheio de pessoas.

Quando me inscrevo a participar de algum evento, a primeira coisa a se fazer é conhecer muito bem o local, mapear quem serão as pessoas que estarão presentes. Estudar sobre as pessoas e empresas alvo é uma lição de casa fundamental para que possa identificar meu alvo e como abordá-lo. Quando você conversa com alguém e percebe que essa pessoa teve o cuidado de estudar sobre sua carreira e empresa onde atua, quando fala coisas consistentes, é muito mais fácil de se conseguir chamar a atenção do meu interlocutor e, que o mesmo preste atenção em mim. Afinal meu objetivo é impressionar e deixar a minha marca.

A segunda coisa diz respeito a paciência. “Forçar a barra” em querer de qualquer jeito conversar com alguém, muitas vezes pode ser encarado de forma negativa. Fique de olho no “seu alvo” e espere o melhor momento para abordar e captar sua atenção. Quando as pessoas forçam uma conversa, se expõem de forma inapropriada, acaba passando uma imagem muito ruim para o interlocutor, difícil muitas vezes de conseguir uma reversão. Não é o objetivo criar uma marca negativa.

Por último e não menos importante, você tem que ter um discurso próprio preparado para fazer sua própria venda. Não deixe para improvisar. Pense a respeito de qual mensagem deseja passar para o seu interlocutor, faça de forma positiva e com alta energia. Se você conhecer o interlocutor e saber exatamente o que gostaria que ele soubesse a seu respeito, fica mais fácil articular um discurso coerente e “vendedor”. Reforça sua marca pessoal.

Se seguir os passos acima, com certeza enfrentará menos obstáculos para poder abordar pessoas em eventos onde tenham várias pessoas. Planeje, concentre-se no melhor momento e aja.

Boa sorte, bons contatos!

LEIA MAIS SOBRE: https://www.fastcompany.com/3065381/work-smart/how-to-approach-a-vip-at-a-crowded-networking-event