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trabalho pós-pandemia

E quando a pandemia passar, voltaremos ao normal?

8 junho, 2020

Você já parou para pensar em como vão ser as coisas no tão esperado pós-pandemia? Será mesmo que as relações com o mundo, as pessoas e o trabalho serão iguais a antes?

Algumas reflexões já vem ocorrendo e sabemos que:

  • Será necessário um ambiente mais colaborativo, com maior foco no trabalho em time. Isso já estava acontecendo, mas com os sentimentos aflorados neste período fizeram solidificar.
  • O Home Office veio para ficar, com suas vantagens e desvantagens. Estudos afirmam que pós-pandemia 30% das posições nas organizações permanecerão com o modelo de trabalho remoto.
  • Foco na qualidade de vida: haverá uma tendência de reflexão do trabalho em conexão com o propósito. Já é previsto que alguns profissionais não se identificarão mais com o modelo “tradicional” de trabalho.
  • A Educação a distância certamente não sofrerá os mesmos preconceitos que sofreu no passado. Tudo indica que ela será adotada como um modelo mais eficiente e flexível na busca de novos conhecimentos.

Frente a toda mudança de valores e comportamentos que estamos vivenciando, destaco os 4 pilares que devem estar na pauta dos líderes frente a essas transformações:

1. FOCO EM PESSOAS

Creio que este seja o pilar mais importante. As pessoas estão fragilizadas, mais atentas no cuidado com a família, comunidade, na qualidade de vida, e não estão mais tão focadas apenas no trabalho.

Por isso, o líder deverá ser capaz de incentivar, engajar e ser um exemplo dos valores que devem ser compartilhados com as equipes. Deverá olhar para sua equipe e ver suas especificidades, experiências, fraquezas e utilizar este olhar para as ações de liderança.

2. DESAPRENDER E APRENDER

As pessoas deverão se desenvolver o tempo todo (conceito lifelong learning). Disposição em rever e renunciar às velhas certezas, exercitando a humildade, espírito colaborativo e conectado a tudo que tem de novo.

Daqui para frente, portanto, as pessoas deverão ter genuína disposição em aprender e se tornarem melhores do que era antes, incentivando este comportamento também para sua equipe.

3. CRIATIVIDADE

Se sempre precisamos de criatividade, imagine a partir de agora? Essa é uma competência que deverá ser exercitada e incentivada por todos.

Para isso, cada vez mais deveremos estar conectados ao futuro, às pessoas, à tecnologia, analisar tendências, cenários, dados e informações para identificar oportunidades.

A partir de agora, deveremos colocar nossa criatividade para treinar, como se estivéssemos nos preparando para uma maratona.

4. MINDSET DIGITAL

Para aqueles líderes que já tem a competência desenvolvida, ótimo, continue assim! Para aqueles que ainda precisam cuidar do seu desenvolvimento, acabou o tempo!

Temos que ter a capacidade de agir, tomar decisões ágeis e criativas, além de incentivar as mudanças que acontecem em tempo real, utilizando a inteligência de mídias eletrônicas e dos recursos digitais.

 

Agora pare e reflita! Se percebeu que em algum destes aspectos lhe falta habilidade a agilidade venha conversar com a Career Center.

 

Dica de Leitura: matéria disponível na mídia para acompanhar meu texto: https://exame.abril.com.br/revista-exame/um-novo-mundo/

 

Texto por Daniela Oliveira, Gestora Técnica e Comercial na Career Center.